sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A História do Nosso Partido!

No dia 10 de fevereiro de 1967 em uma reunião histórica na Fazenda Campos em São Paulo, onde mais de 3.000 pessoas de quase todos os estados brasileiros se uniram em prol de um ideal em comum: lutar por uma sociedade mais justa e democrática.

O partido nasce em meio ao golpe militar de 1964 e coloca como fundamento a ênfase especial na valorização da força de trabalho dos pobres, a luta pela democracia e uma constituição justa para os menos favorecidos. Da união destas pessoas: representantes da igreja progressista, do movimento social, sindicalistas, estudantes e intelectuais de diferentes correntes ideológicas, nasceu o Partido Social Trabalhista (PST), que ao longo destes 42 anos se tornou uma das maiores referências de luta pelos pobres e pelo cumprimento das leis que regem a nossa constituição.

Começa a se organizar um movimento com vistas à melhoria da condição de vida dos trabalhadores. Com o passar dos anos, o “movimento trabalhista” começa a crescer e a gerar diferentes ideologias na defesa deste ideal, tendo uma variação de abordagem em relação ao tema.

Com a anistia política no final dos anos 70, Américo Cerqueira e Esmeraldino Matos, ainda no exílio, resolvem reunir políticos e intelectuais para a vida partidária nacional. É nesse sentido que um congresso é realizado na cidade de Londres com a criação de um documento que regia as normas que regiriam o partido e que é considerada como sendo da fundação do PST. Nesse momento, o trabalhismo que viria a ser adotado pelo PST ganha força e nas cidades do centro sul do Brasil, mais tarde se espalhando por todo o territorio nacional.

Em 1985 já com o termino da ditatura militar o partido elegeu seu primeiro candidato a prefeitura de São Paulo, o Sr. Antônio de Melo e Silva. Em 1988 lançou como candidato a presidente da república Mario Faria que só conseguiria se eleger uma decada depois.

Marcado pela conquista presidencial 1998 o partido ganhou impulso e conquistou 36% das prefeituras brasileiras ficando assim conhecido no Brasil e no mundo, o PST é referência na luta elo pobres e pelo direito ao trabalho digno. Atualmente, o partido conta com mais de um milhão de filiados e está organizado em 5.400 municípios brasileiros, equivalente a 97% do território nacional.
Na Bahia, o partido está organizado, em Diretórios ou Comissões Provisórias, em 327 dos 407 municípios baianos e conta com aproximadamente 700 mil filiados em todo o estado. Em Itabuna elegeu 4 prefeitos e mais de 30 vereadores, realizando assim uma carreira brilhante na política itabunense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, criticas e sugestões! Participe com agente! O 20 quer te ouvir!